top of page

Our Recent Posts

Tags

Nenhum tag.

Venha conhecer o Jalapão

Nossa Primeira Dica será do que é, considerado atualmente, o destino mais citado quando se fala em Ecoturismo no Brasil.

Se antes de ser Cenário de Telenovela o Parque localizado no Estado do Tocantins já era o queridinho dos Brasileiros e Estrangeiros apaixonados por Aventura na Natureza, agora a região de 34 mil Km² é o Principal Destino dos Turistas Aventureiros.

E não é pra menos, Suas águas abundantes, Seus chapadões, serras com clima de savana, paisagem de cerrado, dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas Encantam a todos os Gostos.

Nossa Equipe fez um Tour de 3 Dias No Parque. E gastando Muito Pouco. Quer saber Como?

Acompanhe nosso diário de Bordo:

( antes de começar é bom registrar nos autos do Processo que nossa equipe, Composta de 2 Homens e Duas Mulheres, é aventureira meeeeesmo. Forjada para suportar e, até mesmo, preferir imprevistos. Especialista em improviso e que Topa qualquer parada, sem parar em qualquer topada.  Se essa não for bem sua vibe, se você preferir seguir um plano de vôo mais à risca, sem muitas surpresas. Sugiro que não siga o passo a passo trilhado por eles. Nossa Dica pra você é: Contrate um Guia Local.

Lá há opções de Guias Com ou sem Carro 4x4, hospedagem, alimentação. Os preços Variam entre 300 a 2000 R$ por pessoa para uma programação 03 ou 04 Dias de Muita Curtição.

Os 4 aventureiros acabaram fazendo amizade com um Guia que sabe tudo do Jalapa, e como a gente aqui do Viajar Sem Grana não economiza dica, aí vai o contato do Figueira que atende pelos Fones (063) 9181442640/(063)9992851745)

Depois de Ter lido um "entre parênteses" de 10 linhas e ainda assim não ter desistido de seguir os rastros dos Malucos aqui do Viajar Liso, vamos lá para o Roteiro deles. 

Primeiro passo Foi: Qual Carro alugar?

É verdade que eles gostam de desafios, porém gostam de chegar no local rápido pra aproveitar ainda mais o parque. Por isso, escolheram um carro intermediário, um que não fosse 4x4,porém não fosse tão baixo. Que suportasse os altos e baixo literais da estrada. O escolhido foi o Renault Duster, que com o Km de Vantagens da ipiranga, saiu em média 120 reais a diária, com quilometragem livre. É barato mesmo, mas tem que fazer cadastro no site.

 Feito Isso, hora de botar o pé na estrada.

Saindo de Palmas passando por Ponte Alta (180 km da Capital, isso ainda em estrada de asfalto) tem o cânion Sussuapara. Quem descer para visitar lá, estará cercado de paredes de Rochas de cerca de 15 m de altura e uma paisagem impressionante. Lá foi a primeira parada já no parque.

A 102 KM do Sussuapara (Já estrada sem pavimentação) estão localizadas as Famosas Dunas do Jalapão, onde milhares de Turistas já assistiram o pôr-do-Sol lá, só lembrando que não é permitido entrar em carro que não seja 4x4, nem à noite. Há quem Pegue carona na entrada do Parque, aproveite a vista e volte até seu transporte. Devido o tempo, nossos viajantes passaram direto e agendaram para a próxima visita, conhecer as Dunas.

Lembra dos imprevistos? Então! Antes de chegar na próxima, cidade, Mateiros, localizada há uns 30 km das Dunas, o pessoal Vida Loka teve que utilizar Seus Dotes de Improvisos e Gambiarras para sair de um atoleiro na estrada de areia. Nada que não rendesse umas boas risadas e que não desse pra chegar em Mateiros Cheios de histórias pra contar.

A pernoite foi na casa de uma família extremamente Hospitaleira, a Senhora Alice que abriu as portas de Seu Aconchegante Lar por um valor simbólico de 40R$ por pessoa, com direito a café quentinho. Na Saída de manhanzinha Ela ainda fez a gentileza de Deixar seu Contato (063 99250-8552/ 063 9983-6224) pra que os Andarilhos avisassem se tinham chegado na próxima parada sãos e salvos, e também pra que a gente pudesse passar pra vocês quando forem por lá.

Com as baterias recarregadas, o destino era o primeiro Fervedouro a Conhecer, o dos Buritis. Que conforme diz o nome, é Cercado de Buritis e Bananeiras, que suas cores realçam com a belíssima cor da água, que a depender da luz do sol, Se tem a impressão, que é verde ou azul. 

Lá se paga uma pequena taxa de entrada.

A primeira reação de quem entra em um fervedouro, é dar uma Gargalhada. É praticamente impossível afundar.

Independente do seu peso e da pressão que você exerce na água, a pressão irá te empurrar de volta para a superfície da água. O fenômeno é conhecido com ressurgência. Somente Essa atração já vale a galinha inteira. 

Antes da parada para o Almoço, ainda deu tempo de conhecer o Fervedouro Do Ceiça, outro fervedouro muito conhecido e com a pressão da água ainda mais Forte.

A reposição das Energias, foi na beira da estrada, No Restaurante do Léo ( A pessoa mais simpática e o maior parceiro da viagem. Já conto dele.)

Comida Regional Deliciosa, feita em Panelas de Barro, com direito a sobremesa e repouso em seu Redódromo. 

Com a Barriga Forrada, era chegada a Hora de conhecer a Cachoeira com Água cor de Esmeralda, a Cachoeira do Formiga. Que mesmo no Lugar mais Profundo é possível ver a areia no fundo, Calcárea e fina. A taxa que paga pra conhecer é pequena em comparação com a incrível sensação que a queda d'água dá nos visitantes.

Fim de tarde chegando e onde pernoitar? Foi nessa hora que o convite do Amistoso Léo,  que havia oferecido sua área de Camping (o redódromo) foi lembrado.

Diferente dos outros Locais, inclusive no Formiga, o Nosso amigo não cobrou para ceder a área para se armar barraca ou para utilizar as redes. Ali elepreparou um delicioso Jantar e encerrou a melhor hospedagem da viagem com um café da manhã que os trecheiros jamais esquecerão. Não é à toa que essa hospitalidade toda atraiu, inclusive o cantor Lucas Lucco em uma de suas gravações de Clipes no Jalapão. 

É claro que o telefone do nosso Parceiro não poderia deixar de ser compartilhado. 063 99951-4646, é o número que ele atende com prazer, educação e hospitalidade.

A Next-Stop era a cidade de São Félix, a 56  km dali, onde se conheceria o Fervedouro do Alecrim. Não antes de conhecer a Comunidade Mumbuca, cidade berço do Capim Dourado, onde artesãs  se organizam para produzir e comercializar as peças artesanais do Capim De Ouro.

Todo Esse Trajeto também foi um passeio. Já que a região combina paisagens de cerrado com campos gerais, rios e Serras de Tirar o fôlego, além de dunas laranjadas. 

Conhecendo o Fervedouro do Alecrim, a dor do Parto já era perceptível. 

A última Cidade do Parque era Novo Acordo. 

Antes dela, a Serra da Catedral e o morro do Gorgulho meio que estendiam um convite de Retorno.

Como dito, o jalapão inteiro é convidativo para estadia e retorno. 

Os viajantes não vêem a hora de voltar lá. 

E você, quando vai conhecer o Jalapão?

bottom of page